Optimised for Internet Explorer 8.x+, Mozilla Firefox 4.x+, Google Chrome 10.x+, Safari 4.x+ and Opera 10.x+ with a resolution of 1280x1024px minimum.
Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Maximize
ICF-Train
Aprendizagem em equipa sobre a CIF-CJ ICT-based

Fundamentação teórica e objetivo:

Fundamentação teórica

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ( ICF,WHO 2002 ) é uma classificação para a saúde e para a incapacidade.
A CIF-CJ (Crianças e Jovens com 1400 itens) representa o quadro de referência da OMS para a qualidade das avaliações das crianças.

Necessidades

Apesar da vontade política nos 27 países da UE a implementação da CIF-CJ no desenvolvimento profissional e na prática é desenvolvida de forma pobre, especialmnete em equipas complexas, em que diferentes profissionais trabalham em conjunto, como é o caso das equipas de Intervenção Precoce (IP).

A especificidade da IP implica a prestação de serviços por uma equipa de apoio (médico, psicólogo, educadora de ensino especial) a crianças com NEE (necessidades educativas especiais) para prevenir formas mais graves de incapacidade (3-4% das crianças; Eurydice).
A OCDE reconhece o problema europeu relativamente a estas crianças vulneráveis, apontando a falta de princípios comuns e de instrumentos de avaliação comparáveis.
Particularmente para crianças de minorias étnicas ou em desvantagem que, pelo contexto sócio-económico, se encontram em risco (see also Daffodil project).

A Agência Europeia pelas Necessidades Educativas Especiais (2005/2010) reconhece que os países da União Europeia estão a mudar em direção a cenários em que as avaliações iniciais de necessidades em IP são desenvolvidas por equipas transdisciplinares, reconhcendo também que uma linguagem comum (CIF-CJ), que permita realizar comparações de qualidade, bem como o uso das tecnologias de informação, são atuais lacunas – devido à falta de material de desenvolvimento profissional acessível e instrumentos práticos (direatmente relacionados com a prática profissional). (Krauss 2007)

Objetivos

  • O projeto ICF-TRAIN visa preencher o hiato entre a vontade política e a implementação prática da CIF-CJ através de instrumentos online de avaliação e formação para profissionais que trabalham com crianças.
  • Assim, o projeto ICF-TRAIN aumenta a qualidade do uso de avaliações "ICT-based" em quipas transdisciplinares através de uma aprendizagem conjunta Web2.0.

Impact esperado

As ferramentas Web.2.0 resultantes do nosso projecto devem:
  • aumentar a disponibilidade de instrumentos de desenvolvimento profissional baseados na CIF-CJ para formação contínua / desenvolvimento profissional "on the job",
  • aumentar a qualidade da prestação de serviços e o desenvolvimento profissional em centenas de centros de IP na Europa,
  • apoiar o acesso a instrumentos de formação enquadrados pelas novas exigências legais em Portugal.
  • Implementar recomendações nacionais (BAR) relacionadas com os serviços de IP na Alemanha, e
  • apoiar a implementação das políticas da UE na Eslováquia, Bélgica e Áustria através de uma comunidade de práticas "ICT-based" (orientada para competências).
Projecto financiado pela Comissão Europeia. © 2012-2019 by ICF-Train Project
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita. powered by