Optimised for Internet Explorer 8.x+, Mozilla Firefox 4.x+, Google Chrome 10.x+, Safari 4.x+ and Opera 10.x+ with a resolution of 1280x1024px minimum.
Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Flag Maximize
ICF-Train
Aprendizagem em equipa sobre a CIF-CJ ICT-based
PORTO  
Parceiros (instituição) nome Universidade do Porto
Pessoa Responsável (pelo Projecto) Prof. Dr. Ana Isabel Pinto
Morada Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-325 Porto
Email
Homepage http://sigarra.up.pt/up/web_page.inicial
Principais domínios de trabalho relativamente à Intervenção Precoce (IP) na infância A Universidade do Porto é actualmente a maior instituição de ensino superior e investigação em Portugal. Perto de 31.000 estudantes, 2.300 professores e investigadores, juntamente com 1.700 funcionários administrativos, utilizam as instalações das suas 15 faculdades e 69 unidades de investigação científica, (3 campus universitários). Atualmente, 6.500 pós-graduados dos quase 31 mil alunos frequentam os 273 cursos de mestrado e doutoramento, numa variedade de programas (700/ano). Cerca de 2.000 estudantes internacionais escolhem esta universidade para completar a sua formação superior. 69 unidades de investigação são responsáveis por mais de 20% dos artigos portugueses indexados todos os anos no ISI Web of Science. Mais de metade foram classificadas como "Excelente" ou "Muito Bom" pelas últimas avaliações internacionais.
Entre as suas 15 escolas, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (desde 1976/77) possui 1.500 alunos, e mais de 1200 outros alunos escolhem, anualmente, a FPCEUP para formação contínua e profissional.
Outros projectos atuais ou futuros sobre a CIF Desde 1999, em colaboração com o Prof.Simeonsson, este grupo de investigação tem vindo a utilizar a CIF e a CIF-CJ (OMS, 2001; 2007) para documentar as dimensões de saúde, incapacidade e fatores de risco em crianças. O grupo concentrou-se na identificação modificações e adições de conteúdo necessários para desenvolver uma versão da CIF para Crianças e Jovens (Simeonsson, Pereira, & Scarbourough, 2003). Este grupo desenvolveu, também, um projecto de investigação focando-se em questões de Participação em crianças com incapacidades em idades precoces. Este projecto utiliza um desenho de avaliação-intervenção com follow-up, visando desenvolver, implementar e monitorizar planos de intervenção, com base no quadro de referência teórico da CIF-CJ; neste âmbito, instrumentos susceptíveis de serem mapeados com a CIF-CJ foram identificados. Do mesmo modo, foram desenvolvidos core-sets das dimensões da CIF-CJ para as Perturbações do Espectro do Autismo, com base nas medidas actualmente utilizadas em Portugal na avaliação destas crianças em idade pré-escolar. Vários estudos de mestrado estão a ser desenvolvidos, incidindo sobre as aplicações da CIF-CJ.
Outros aspectos importantes que deverão conhecidos em relação a esta instituição Incluído na FPCEUP, o Centro de Psicologia é constituído por 63 professores, seis investigadores de pós-doutoramento, 54 de doutoramento, 41 dos quais com bolsas financiadas. Integrado neste centro, o nosso grupo de investigação (Centro de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança – CPDEC) tem-se dedicado, desde 1985, ao estudo dos Contextos Familiares, do Desenvolvimento e da Educação, focando-se: (1) na qualidade dos contextos de vida na infância precoce (nomeadamente a creche, o pré-escolar e o ambiente familiar) e na sua influência no desenvolvimento da criança, (2) envolvimento da Criança e interacções com pares e adultos em contextos inclusivos; (3) Serviços e Práticas de Intervenção Precoce na Infância (IPI), nomeadamente focando-se nas questões da elegibilidade e da utilização da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde); (4) Desenvolvimento de crianças com multideficiência e / ou problemas de comunicação; (5) Questões teóricas de Psicologia do Desenvolvimento, nomeadamente Filosofia da Ciência e Epistemologia. Os membros da equipa têm-se envolvido em vários projectos de investigação financiados com parcerias internacionais, a partir dos quais várias teses de mestrado e doutoramento foram concluídas e vários artigos científicos foram publicados em revistas periódicas internacionais com revisão de pares.
Projecto financiado pela Comissão Europeia. © 2012-2019 by ICF-Train Project
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita. powered by